Ananindeua atinge grande desenvolvimento com a assinatura nesta última quinta-feira no Batalhão do Corpo de Bombeiros da Carta de Doação pelo governador Simão Jatene, dirigida a Assembléia Legislativa do Estado, do terreno da Granja o Icuí (6 hectares) para o município, área onde será construída a primeira Universidade Tecnológica, da região, com campus da Universidade Federal do Pará – UFPA, Instituto Federal do Pará – IFPA e até da – Universidade Estadual do Pará – UEPA.
Afirmou o Governador ao assinar o documento: “com a doação, a Região Metropolitana de Belém não ganha apenas uma universidade, mas a garantia de um centro de produção de conhecimento tão necessário para o desenvolvimento do Pará”.
A proposta de criação do multicampi universitário, em Ananindeua, é uma iniciativa do prefeito Helder Barbalho que, há dois anos, busca apoio dos governos Federal e Estadual e de parlamentares do Pará. O primeiro resultado desta luta foi a garantia das implantações dos campi da UFPA e do IFPA pela presidente Dilma Rousseff, em agosto deste ano.
A implantação está mais avançada, no último 14/10, foi publicado edital de licitação que vai escolher a empresa responsável pela construção do polo, que irá abrigar os cursos de Edificações, Informática, Eletrotécnica e Segurança no Trabalho. A expectativa é que as obras iniciem até o final do ano e a entrega da primeira etapa do projeto está prevista para agosto de 2012.
Ananindeua possui um polo do IFPA que dispõe de cinco salas de aula, três laboratórios de informática, além de 38 profissionais, entre professores, técnicos e coordenadores, que atendem os 300 alunos dos cursos de Edificações, Informática Básica, Eletrotécnica, Construção Civil e Metalúrgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário