Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará. Localizado na Grande Belém, é o segundo município mais populoso do Pará, e o terceiro da Amazônia. Sua população é estimada em 471.744 habitantes. (IBGE/2010)
O nome Ananindeua é de origem tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.
Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém.
Teve seu maior incremento populacional a partir da construção da BR-010 (Belém-Brasília) na década de 1960, na qual as indústrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia.
Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de âmbito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COHAB), foi uma espécie de ordenamento da periferia. A área foi adquirindo aos poucos, aspecto urbano. Ela pertencia em sua maioria a japoneses e nordestinos, que possuíam hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foram inauguradas as Cidades Novas I a IX.
Depois foi inaugurado o conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjunto PAAR (Pará, Amapá, Amazonas e Roraima), no entanto, em sua fase final foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjunto habitacional.
As margens desse processo, surgiram as áreas de invasões espontâneas, localizadas principalmente próximas aos conjuntos habitacionais, hoje a área continental de Ananindeua concentra mais de 90% da população do município.
A área insular de Ananindeua, fica ao norte do município, sendo composta por 9 ilhas, são elas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sororóca, Sassunema e Guajarina. É formada por inúmeros rios, como o do Maguari, e furos, como o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés (ALMEIDA, A. F, 2008).
A história do município data de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do município de Ananindeua. Esses traços guardam relação com o estabelecimento de uma parada e/ou estação da Estrada de Ferro de Bragança, na área territorial, no lugar onde, hoje se encontra instalada sua sede municipal.
Originalmente, Ananindeua pertencia à circunscrição de Belém. A partir da localização da estação da Estrada de Ferro, o seu povoamento começou a adquirir dinamismo, sendo reconhecido como freguesia, e mais tarde, como distrito da capital paraense.
Nas fontes históricas consultadas, não foi possível encontrar os instrumentos eclesiásticos da sua elevação à categoria de freguesia, nem os instrumentos legais de sua consideração como Distrito.
Sabe-se, no entanto que, em 1938, por um ato do Governo Estadual, passou a ser considerada como sede distrital, pertencendo ao município de Santa Isabel do Pará, retornando ao patrimônio territorial de Belém. Pelo Decreto-lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, o município de Ananindeua foi criado, acontecendo sua instalação, como tal, em 3 de janeiro de 1944.
Para dirigir o novo município, assumiu a prefeitura Claudemiro Belém de Nazaré. No mês de outubro de 1945, com a queda do regime ditatorial, foi nomeado como Prefeito de Ananindeua Fausto Augusto Batalha. Sua sede municipal foi reconhecida como cidade em 31 de dezembro de 1947, com a aprovação da Lei nº 62, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 18 de janeiro de 1948.
Entre os anos 1947 a 1956, o município de Ananindeua contava com os seguintes, distritos: Ananindeua (Centro), Benevides, Benfica e Engenho do Arari. No ano de 1961, pelo disposto na Lei nº 2.460, de 29 de dezembro, com as áreas de seus distritos (Engenho Arari, Benfica e Benevides), foi constituído o município de Benevides. Atualmente, o município de Ananindeua é constituído apenas do distrito-sede.
Os Prefeitos da cidade foram: de 1948 a 1952 - João Alves de Andrade; 1952 a 1955 - Raimundo Paiva da Vera Cruz; 1955 a 1959 - Raimundo Dickson Ferreira; 1959 a 1963 - Claudomiro Belém de Nazaré; 1963 a 1967 - Walterno Cardoso Teixeira; 1967 a 1971 - José Cabral Vicente; 1972 a 1977 - Luiz Otávio Branco; 1977 a 1983 - Frederico Souza; 1971 a 1972 - 1983 a 1989 - Paulo Falcão; 1989 a 1993 - Fernando Corrêa; 1993 a 1997 - Rufino Leão; 1997 a 2001 - 2001 a 2005 - Manoel Carlos Antunes; 2003 a 2005 - Clóvis Begot e de 2006 a 2012 - Helder Barbalho.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Prefeito Helder Barbalho que em 2012 realiza o seu último ano de mandanto, conseguiu ao longo deste período, vários novos empreendimentos para a população, dentre tantos; diversos incentivos à micro e pequenas empresas em 2011, o que houve um grande fortalecimento para a economia em Ananindeua, culminando num expressivo aumento de postos de trabalhos, segundo o DIEESE,2011 – o crescimento de setores como o da construção civil, já se computam seis mil novos postos, diretos e indiretos; as obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, que beneficia sete mil pessoas, com moradias de qualidade. No total estão sendo construídos cinco conjuntos habitacionais; na área de saúde, os exames estão sendo facilitados nas unidades de saúde, com ampliação e descentralização do trabalho, o que faz alguns serviços serem imediatos; foi entregue a nova estrada do Icuí, com sistema de iluminação, calçadas, sinalização e urbanização do canteiro central; o advento dos campus das universidades federais e o estímulo às crianças na área de alfabetização, com premiações aos que possuíram melhor desempenho escolar. Outras tantas atividades estão sendo projetadas, sempre com o apoio e o trabalho de empresários locais, mola que dinamiza o progresso de Ananindeua. O prefeito é articulador, e tem plena consciência disso, sem o apoio da população, e sem sua boa equipe de trabalho, com certeza, os resultados de sua administração seriam inferiores, aos que se apresentam hoje, de pleno sucesso.
Neste contexto, Ananindeua completa dia 30, seu aniversário de fundação, e em 03 de janeiro, seu aniversário de instalação, nós que acompanhamos o seu progresso e sabemos de suas condições de crescimento, bem como, as suas necessidades, rogamos muitas felicidades ao povo de nossa terra querida. O amigo Tabajara e sua equipe de trabalho convida todos os cidadãos, a festejar esta data, dia 03, na Arterial 18, com grandes artistas de fora e da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário