27/02/2012

RANCHO É CAMPEÃO DO CARNAVAL PARAENSE

Com o enredo reeditado “É tempo de criança”, que lhe deu vitória em 1979, o Rancho empolgou o público e conquistou os jurados no desfile deste ano. A Associação Carnavalesca Bole-Bole foi a segunda colocada e a Império de Samba Quem São Eles completou as três primeiras colocações do grupo especial.
Depois um ano de ausência dos desfiles das escolas de samba de Belém, a volta do Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná à Aldeia Amazônica Davi Miguel foi triunfal, conquistando o título de campeã do Carnaval 2012.
A apuração do resultado do Carnaval 2012 começou por volta das 10h de ontem, na Aldeia Amazônica. Integrantes de blocos e escolas de samba que participaram dos desfiles se concentraram desde cedo na pista e nas arquibancadas. Os primeiros resultados divulgados foram dos blocos carnavalescos do 2º grupo. A agremiação Carnavalesca e Cultural Unidos da Pedreira sagrou-se campeã.
Entre os blocos do 1º grupo a vitoriosa foi a Associação Cultural e Carnavalesca Mexe-Mexe. Na sequência da apuração veio o resultado das escolas de samba do 3º grupo. A campeã foi a Escola de Samba Mocidade Unida do Bengui, que passa para o 2º grupo no próximo ano.
Entre as escolas de samba do 2º grupo, o Grêmio Recreativo Escola de samba Rosa da Terra Firme foi a vencedora e passou para o grupo especial no Carnaval de 2013.
O resultado mais aguardado era das escolas do 1º grupo, mas antes de iniciar a apuração, Carlos Pinto, integrante da escola Associação Carnavalesca Império Pedreirense, questionou a substituição de quatro dos 22 jurados escolhidos conjuntamente entre os presidentes das escolas e a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Carlos alegou que a comunicação feita pela Fumbel só ocorreu no dia do desfile e quando as escolas se preparavam para entrar na avenida. Ele pedia que os votos dos jurados substitutos não fossem abertos e obviamente não computados. A coordenação da mesa apuradora considerou a reclamação, mas julgou que o questionamento não foi feito em tempo hábil.
Assim que as notas foram sendo divulgadas, o Rancho começou a se destacar, agitando os integrantes que acompanhavam a apuração. A agremiação de 78 anos de fundação conquistou nota máxima em sete dos 11 quesitos julgados e acabou levando seu 29º título de campeã do carnaval de Belém. A festa começou ainda na Aldeia Amazônica e pouco depois a sede do Rancho foi tomada pelos integrantes da escola e moradores do bairro do Jurunas.
Carlos Amilcar, presidente da Fumbel, avaliou o resultado do Carnaval 2012. “É um espetáculo e toda a logística necessária para o evento foi feita pela Prefeitura de Belém. Dizem as estatísticas que foi o melhor carnaval de todos os outros anos em Belém. Foi o único que começou e terminou no horário previsto e isso já é um avanço. Começamos a tratar de uma forma diferenciada e o carnaval é artístico e a evolução artística está sendo feita pelas escolas”. (Fonte: Diário do Pará)
A manifestação de carinho dentro da escola foi muito grande, diz o amigo Tabajara. “Nós que fazemos parte do Rancho há mais de 20 anos, e que, sabemos do valor do trabalho do mais humilde artesão até o mais nobre patrocinador, sentimos essa alegria em dobro. Ver a nossa querida Escola, mais uma vez campeão”. “Gostaríamos de registrar aqui, a foto, a vida, a história de cada um integrante desta obra, pois o nosso Rancho, não se constituí só do dia do resultado. Mas, de sua construção diária, de sua luta pela valorização pela cultura e desenvolvimento do Carnaval Paraense.” Esse marco cultural, se mais valorizado pelos gestores públicos e empresariais, seria uma grande empresa turística do Norte do Brasil. O Carnaval e uma instituição que agrega vários segmentos econômicos e produz grande número de emprego, além de manter nossas tradições vivas.  
Publicado após o dia do desfile:
“Pega o pião, põe pra girar, o meu Rancho vem chegando, não posso me amofiná”. Foi assim que a escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná entrou na avenida na manhã desse domingo, 19, com o tema “Tempo de Criança”. O tema inicial do carnaval de 2011, ano em que a escola não pôde desfilar, e tema desfilado na década de 70, trouxe para a passarela do samba mais de 2000 brincantes, para enfrentar o desafio de levar o título do Carnaval 2012.
Os temas mais diversos do universo infantil serviram de inspiração para a criação de um espetáculo encantador como só o mundo das crianças pode ser. A escola levou para a avenida três carros alegóricos e no chão, Peter Pan, Sininho, palhaços, Homem Aranha e piratas se uniram para compor o enredo atualizado dos tempos de criança da escola presidida por José Roberto Teixeira. No carro abre alas já era evidente o encanto dos palhaços e dos piões, tradicional brincadeira de rua quase esquecida pelos brinquedos tecnológicos atuais. Entre as diferenças apresentadas no tema desfilado nos anos 70, segundo João Gama, Diretor Administrativo do Rancho, “é a tecnologia, que a gente não tinha na época do primeiro desfile. Naquele tempo não existia a divulgação de tantos desenhos animados. Nossa expectativa é a melhor”. João afirma que após 3 anos sem levar nenhum título, essa é a grande aposta da escola jurunense. Ao longo do desfile, era notória a presença de crianças em cada carro alegórico, inclusive um, em especial, que era um perfeito parque de diversão, com carrossel e minhocão. As crianças, que se tornaram a razão de ser do carnaval 2012 da agremiação, eram as donas da festa do segundo dia de desfile. Pelo histórico, o Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, desenvolve um trabalho social e cultural com as crianças da comunidade através de oficinas de danças, ballet, cursos de violão, informática e judô.
Sem dúvida, o Rancho fechou o desfile de sábado com uma aula de requinte e animação, fez uma das melhores apresentações da noite e transformou a avenida em um grande parque onde crianças e adultos falavam a mesma língua. (Fonte: Comus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário