04/01/2012

CAMINHADAS DA FÉ EM DEUS, NO CORAÇÃO HUMANO.

Amigo Tabajara e Dom Alberto Taveira

Uma das forças que nos impulsiona a dias melhores é a grande fé que possuímos em Deus - o Criador de todas as coisas. É, essa força, essa luz maravilhosa, que faz de nossa caminhada um eterno instrumento de luta. Como um sacerdote, exemplo dessa constante prática de Amor ao Próximo. 
Muitas vezes somos mal interpretados, por nossa convicção religiosa, ou, nossa maneira de trabalhar pelo nosso povo, muitos nos julgam erradamente. Mas, isso não importa. Vamos continuar lutando, em prol do bem comum, seguindo nossa natureza, de melhor servir, sem se importar com os resultados. Um bom exemplo disso, que tenho por admiração, é o nosso grande pastor Alberto Taveira, símbolo de amor e fraternidade, semeando a luz de sua sabedoria pelos caminhos que percorre. 
O amigo Tabajara, em sua peregrinação de fé, e melhores dias, une-se aos grandes mestres nesta luta pela recuperação e aprimoramento do gênero humano em sua essência, para que dias melhores aconteçam em todos os níveis sociais.
Assim, faço questão de publicar a vida, a obra do Bom Pastor, para que todos possam refletir,  sua caminhada, como um exemplo,  ao que desejam um melhor amadurecimento espiritual. 
 Dom Alberto Taveira Corrêa nasceu em Nova Lima MG no dia 26 de maio de 1950, filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Em Nova lima fez os estudos primários, concluídos em 1960. Em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Ainda como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte concluiu Cursos de Filosofia e Teologia na PUC-MG.
Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de agosto de 1973 das mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977.De setembro de 1976 a abril de 1977, fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Roma.
De 1978 a 1984 foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Em 1985 foi nomeado Pároco da Paróquia de São Geraldo e responsável pela comunidade dos Diáconos da Arquidiocese. Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral, coordenador da Pastoral vocacional e dos Cursos de Canto Pastoral e da Comissão de Liturgia e Professor de Liturgia na PUC-MG.
No dia 24 de abril de 1991, quando era Pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima.
Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica permanecendo até “2000”. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano - CELAM.
No dia 27 de março de 1996, o Santo Padre o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas e a Província Eclesiástica que tem como sufragância as Dioceses de Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Tocantinópolis e a Prelazia de Cristalândia. Dom Alberto Foi Nomeado Primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas (TO), onde atuou por quase 14 anos.
No dia dia 30 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou Dom Alberto Taveira Corrêa para a Arquidiocese de Belém (PA). Dom Alberto é o 10º arcebispo a assumir a arquidiocese, que é a terceira mais antiga do Brasil e conta atualmente com cerca de 2 milhões de fiéis. Dom Alberto tomou posse da nova missão - como ele mesmo diz na homilia - dia 25 de março de 2010.
Outras Atividades atuais Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Populorum Progressio - Organismo criado pelo Santo Padre João Paulo II para ajuda à Igreja na América Latina
Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB
Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos
Referência:www.arquidiocesedebelem.org.br,www.arquidiocesedepalmas.org.br, wiki.cancaonova.com/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário