Constantemente ouvimos discussões na cidade com relação a áreas de acesso aos nossos cidadãos com deficiência. Observamos que surgem novas tecnologias e transportes para o atendimento de cadeirantes, porém os profissionais não estão preparados para essa nova filosofia, onde todos se mobilizam para que sejam respeitadas as diferenças em vários níveis. As escolas, por exemplo, estão recebendo incentivos para a inclusão de alunos com todo tipo de deficiência.
Afinal, o que é Acessibilidade?
Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
O aluno com qualquer tipo de deficiência é incluído na sala de aula, porém terá que receber o tratamento especializado por profissionais qualificados para o seu atendimento, porém não significará que ele se isolará em sala especial, pelo contrário, tanto o aluno normal como o especial, terão que conviver num mesmo espaço. Contribuindo com isso para a sociabilização.
Muitos empecilhos ainda surgirão pela falta de informação, muitas vezes geradas por preconceitos oriundos de nossa formação cultural.
A cidade de Ananindeua vem contribuindo, através da gestão municipal, com o Prefeito Helder Barbalho, há uma grande preocupação na estrutura urbana da cidade com a acessibilidade. O amigo Tabajara tem acompanhado no canteiro das obras esta constante visão administrativa, para que não ocorram erros verificados no passado. Diz ainda Tabajara "o melhor tempero para as ações de ajuda aos nossos irmãos com deficiência é sem dúvida o amor, pois com esse ingrediente ensinado por Jesus Cristo, sempre terá maior valor, em qualquer local ou situação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário